A Fila do INSS que Ninguém vê – Fila Online
Professora Adriane Bramante Explica na SP1 da Rede Globo a Fila do INSS 2020.
A espera pela resposta do governo já dura mais que o dobro dos 45 dias previstos em lei como o limite para o INSS dar uma resposta.
Esse prazo deveria ser contado desde a data de entrega dos documentos para pedir a aposentadoria ou outro benefício até o primeiro pagamento.
Quando avalia que alguém não cumpre os requisitos, o INSS, claro, pode recusar o pedido ao benefício. Mas hoje o problema tem começado antes mesmo de uma possível negativa.
As antigas filas quilométricas nas portas das agências se tornaram uma espécie de fila virtual de pessoas que simplesmente aguardam um “sim” ou um “não” do INSS.
É por isso que a demora que o Brasileiro vem enfrentando não é uma exceção. O tempo médio de espera está hoje em 135 dias – o triplo do prazo estabelecido pela lei, segundo dados do próprio órgão.
Dos 2,2 milhões de pedidos em análise pelo INSS hoje, 1,4 milhão já estão atrasados. São casos que envolvem diversos benefícios, como aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, auxílio-doença, aposentadoria rural, entre outros.
Assista a Explicação da Presidente do IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – Dra Adriane Bramante.
https://bramanteprevidencia.adv.br/adriane-bramante-de-castro-ladenthin/
Instagram: https://www.instagram.com/adribramante/
Adriane Bramante – https://www.abctudo.com.br/adriane-bramante/